Imãs Celeste

Posted by Dior. on 4:56 PM

Conhecí esses dias uma velhinha na fila de um crediário. (a moça da esquerda, na foto)
Sua roupinha floridade vovó escondia algo mais, algo que alguém mais atento logo perceberia.
Suas unhas pintadas de azul e sua grande pulseira laranja davam ares de rebeldia ao seu rosto muito expressivo. Falava alto com o mocinho que a atendia, ria muito e contava-lhe sua vida.
Logo percebeu que eu a observava, e veio falar comigo.
-Minhas amigas tinham medo que eu fugisse com seus maridos! Sabe por que? Porque eu sou bonita, não sou bonita? - perguntava ela, sorrindo.
Dizia que era bonita por que era cantora, pensei comigo: Ah sei, jura que é cantora né.
Pois era, num ato muito engraçado tirou de sua grande bolsa de couro albuns de fotos! Imagine só! Ela leva com sigo fotos de toda sua vida!
Mostrou-as então, pude ver seu passado, era bela realmente. E famosa.
Cantora respeitada em São Paulo e no exterior, fazia parte do Duo Irmãs Celeste.
Era feliz e badalada. Mas sua vida agora era solitária.
Fora largada pela filha, expulsa para minha cidade.
Tomava antidepressivos dizia com tom de sabedoria engajada, que pra quem tem depressão, já não vÊ mais beleza na vida, sem se atrai por ela.
Solitária enfrentou um cancer. Com seu gatinho preto e seu cachorro velho.
Parecia buscar amigos em cada rosto, me comoveu tanto ver como a vida pode dar voltas tão irreversíveis.
Levou aquela mulher ao topo e jogou-a a sua própria sorte.
Vivia agora de recortes de jornal e de seus 10 LPs gravados, esquecidos.
Pergunto agora, o que esperar do futuro? Sou fraco demais perante sua força. E me amedronta saber como o destino nos ilude.

15 comments:

Comment by Marcelo on 6:40 PM

Mas aí está caro Danilo... A vida a deu maravilhas, beleza, voz, fama e ela ao invés de se vangloriar por suas conquistas e se sentir orgulhosa de si mesma, se rende à depressão. Tudo bem que um câncer é um grande baque na vida de qualquer pessoa, mas temos sempre que ser otimistas e acreditar que o futuro só nos reserva o que nós queremos que ele seja. O futuro é nosso!

 
Comment by Anonymous on 9:10 AM

Ae, blz?
Vc perguntou "quem eh vc?", no Orkut!!
Vi vc em uma comunidade de mulheres q gostam de ter amigos g. e encontrei seu blog e curti, entaum decidi te add!!!hehehe
T achei mto fofo!!!????hehehe
Abs

/urban_boy
Okut: Corbelino

 
Comment by Anonymous on 8:41 PM

meu nome é mariana. encontrei-te pela orkut, mas confesso que nao me agrada muito esses scrapbooks. legal o que escrevestes + pelo que li no teu profile (sim, eu li)... talvez esteja enganada + senão... achei doses de melancolia e não sei até que ponto isso vai. atualmente, ando com a teoria que só escrevemos quando estamos mais ou menos ou tristes. meu filme preferido tb eh as horas. qualquer coisa, visite-me: www.pilulaspoeticas.blogger.com.br

 
Comment by duo irmas celeste on 7:54 AM

Era ano 1959 na cidade Ipameri?sul Goiás.No Cine teatro estrela apareceram Mario Zan com duo irmãs celeste,q estavam no auge lançando seu ultima LP/Chantecler.A morena era linda de morrer a loira muito simpática.Eu tinha 7 anos mas fui ao show com meu pai.Mario Zan deixou na Rádio Xavantes/Ipameri o LP dele com cantores mirins Wanderley Cardoso se destacava na faixa(Canção do jornaleiro)1963 esta sra q o sr encontrou agora ja velha brilhou na RGE sozinha ela gravou Lembranças e teve grande repercussão.Gostaria muito de saber o lugar q ela esta pra levar uma força a ela.Pq como ela contou ela era linda e elas em dupla muito famosas

 
Comment by duo irmas celeste on 7:59 AM

As músicas delas q muito destacaram fora: Escrava do amor/meu 1º beijo/longe de ti/nova flor q Mario Zan era casado com esta sra Geisa Celeste e fez pra ela.Eu não entendo como pode ter tido tamanha oportunidade da gravadora Chantecler do próprio Mario Zan e hoje estar ai no ostracismo e nessa situação que o sr. descreveu.Essa sra esteve na alemanha cantando e fazendo muito sucesso ela foi linda demais.Mas ao que me parece faltou Deus no coração.E nós temos que leva-lo ate elas.

 
Comment by duo irmas celeste on 1:13 PM

Pq vcs não deixam a gente baixar este disco? Tudo de Duo irmãs Celeste sumiu da praça.Acho q muita gente gostaria demais de q a gravadora lançasse todas suas musicas. É uma pena!

 
Comment by duo irmas celeste on 1:16 PM

Môço vc que disse ter se encontrado numa loja de crediário com Geisa Celeste,por acaso pegou algum endereço pra que a gente possa ter contato com ela?

 
Comment by Marcos on 9:09 AM

Meu amigo de Ipameri que comentou sobre o show de Duo irmãs Celeste no Cine Estrela de Ipameri em 1959 com participação de Mario Zan.Esclareceu bem o sucesso delas.Ao ler fiquei muito emocionado.Nós,às vezes não sabemos aproveitar as oportunidades que Deus nos proporciona.Me lembro que depois de 3 anos rodando o Brasil com o maior sucesso da dupla ,Geiza Celeste deixa a dupla e segue carreira soloe grava Lembranças,que aliás ficou lindissima na sua voz.Essas môças tinham uma voz muito linda e encantadora.Mas o fim de todos nós é a velhice,e não adianta fugir pq ela vem,ela é que nem as correntezas das águas de um rio,não para.Gostaria muito de me confrontar com esta senhora e com ela conversar longamente.Mostrar que o caminho é e sempre foi Jesus

 
Comment by Unknown on 3:42 PM

A morena da foto, muito bonita, é a Geisa Celeste que com sua irmã Diva, formaram o Duo Irmãs Celeste no final dos anos 50 e cantaram até 1962. Geisa se casou com Mário Zan e com isso o Duo se desfez. Depois Geisa fez carreira solo.

 
Comment by Unknown on 7:37 AM

Amigo eu gostaria de baixar este Lp de Duo Irmãs Celeste, é possivel?

 
Comment by Anonymous on 7:39 AM

Gostaria de baixar o Disco de Duo Irmãs Celeste, da qual vc fala ter encontrada numa loja de crediário com uma bolsa enorme cheia de discos,fotos e revistas.

 
Comment by Anonymous on 8:14 AM

Amigos, infelizmente hoje li que Geysa Celeste residia em Sorocaba. E nos últimos meses de 2009 vinha se queixando de dores, talves a volta do câncer!
E foi internada num hospital psiquiátrico, vinco a falecer no dia 1 janeiro 2011.
Vivia só numa casa sem recursos, sendo sustentada por vizinhos e seus únicos companheiros era um cachorro e um gato.
Infelizmente foi um trágico fim e que a mídia não deu a mínima divulgação.Conquanto era sua importancia na europa.

 
Comment by Anonymous on 7:44 AM

De onde vieram o Duo Irmas Celeste



Diva Araújo e Geisa Araújo, ambas nascidas em Sacramento-MG. Diva, ainda criança, já se apresentava nos programas de rádio na cidade de Uberaba-MG para onde havia se mudado juntamente com a família.
Mais tarde, tendo se mudado para São Paulo, Diva começou a cantar na Rádio Nacional no programa do Dr. José Rosa. Na capital paulista formou a dupla com sua irmã Geisa.
Dotadas de vozes bastante afinadas, com agudos que nos fazem lembrar interpretações de Operetas, Diva e Geísa agradaram de imediato e receberam o convite de Blota Jr. para atuar na Rádio Record.
Por sua beleza encantadora, as irmãs Diva e Geísa também ficaram conhecidas como "As Bonecas que Cantam".
Nessa época conheceram o inesquecível compositor e acordeonista Mário Zan que passou a ser o empresário do Duo Irmãs Celeste.
E o primeiro disco foi gravado em 1957; um 78 RPM com a valsa "Cantando" (Mário Zan e Arlindo Pinto), e o rasqueado "O Trem Apitou" (Mário Zan e Arlindo Pinto).
E passaram a se apresentar por todo o Brasil. E em 1958, gravaram a valsa "Calendário da Vida" (Mário Zan e Nonô Basílio) e o rasqueado "Nova Flor (Os Homens Não Devem Chorar)" (Palmeira e Mário Zan); esse rasqueado alcançou enorme sucesso e foi gravado por muitos outros intérpretes, inclusive no exterior, onde recebeu uma versão em espanhol (feita por Pepe Ávila: “Los Hombres No Deben Llorar”) e também uma versão em inglês (feita por Hamilton) com o título “Love Me Like A Stranger”.
Gravaram também "Beijinho Doce" (Nhô Pai) e "Roceira" (Capitão Furtado).
Foi também o Duo Irmãs Celeste que gravou "Alvorada Tupi" (Mário Zan e Nonô Basílio) em 1958 pela RCA-Victor, que foi a primeira tupiana gravada, ritmo esse criado por Mário Zan e Nonô Basílio.
A dupla seguiu se apresentando ao longo de seis anos, gravando ainda 8 LPs e em seguida se desfez.
“Prá variar”, o casamento parece ter sido mais uma vez o motivo da tão curta existência de uma boa dupla feminina: Geisa casou-se com Mário Zan e passou a seguir carreira solo, tendo se apresentado inclusive na Alemanha. Mais tarde, porém ela se separou do acordeonista e acabou abandonando a carreira artística.
Diva permaneceu na carreira tendo sido contratada pela Rádio São Paulo, onde se apresentou como cantora e atriz de rádio.
E, na televisão, Diva atuou na TV Record e também na extinta TV Tupi, onde fez parte do elenco das novelas "O Punhal de Prata", "A Fábrica" e "O Hospital".
Participou também da revista "No País dos Bilhetinhos" e foi "crooner" em boates.

 
Comment by Anonymous on 11:11 AM

Quem é o responsável por essa publicação? Gostaria muito de entrar em contato? Queria ver a foto mas não abre? :(

 
Comment by Anonymous on 7:08 PM

Olá, como faço para entrar em contato com você, proprietário desse blog? Preciso muito conversar contigo. Obg.