Confessionário

Posted by Dior. on 4:41 PM


Não tenho a pretensão de esclarecer ou erguer bandeiras. Mas esse assunto me inquieta e entristece.
Bem, estou falando de instituições religiosas, igrejas. Considero-as pragas, sim.
Algo que se prolifera feito capim, que suga pessoas e as acorrenta a longos cabelos, ou a orações sem fim em contas de pérolas, que impede e sacrifica vidas, que corta e vende fés.
Não gosto de ser taxativo, mas ver pessoas anulando sua vida por dizeres incertos me deixa muito triste. Elas param de seguir os ventos do destino, fecham os olhos, ouvem um único ser - traiçoeiro - e vivem, arrastadas em suas roupas sujas de fraqueza. Fraqueza imposta.
Me entristece ver amigos acorrentados, preconceituosos até, por causa delas, não falo de Deus, inquestionável sempre, digo as instituições mesmo, essas grandes com estátuas, com papas, com pastores, com mil cadeiras e com dinheiro as corrompendo.
Por que diabos ela impõe que camisinha é pecado, sexo sem filhos é contra a bíblia, homossexualidade é doença, células tronco um tabú?
Diga se isso não é preconceito, intolerância, burrice ou ignorância.
Entendo que são necessárias, entendo que são boas para quem precisa, entendo também que manipulam a sociedade pensando em dinheiro e poder, entendo que guardam verdades e espelham mentiras.
Desculpa, essa fase intolerante é forte assim. Mas gosto da intolerância, pois me põe os pés no chão, e derruba a cara nele também.

3 comments:

Comment by Anonymous on 9:16 PM

olá! mais uma vez vc se supera em seus questionamentos...
igreja e religião são assuntos complicados...
é fácil aceitar qquer religião sem conhecer e sem seguir seus mandamentos, assim como é fácil virar as costas de vez pra tudo q diz respeito à igreja...
eu acho q, como tudo na vida, é preciso se ter equilíbrio...
é isso...tchau!
ñ aos fanáticos! ñ aos ateus!
[ O MÁXIMO ]

 
Comment by Wagner on 7:52 AM

Danilo, eu concordo com muita coisa que você disse nesse post, mas tenho que colocar meu ponto de vista também, sobre as pessoas se anularem por "dizeres incertos" eu acho que não é bem assim, elas não estão se anulando, elas estão seguindo um caminho que elas mesmas escolheram, e quando elas escolhem esse caminho elas fazem de tudo para seguí-lo corretamente, no caso das Cristãs(evangélicas e católicas), é seguir a Bíblia, e tudo o que há nela é irrepreensível(para as pessoas que nela crêem), se a Bíblia diz que sexo sem filhos é pecado elas vão seguir isso(considere isso na teoria),(ah, a Bíblia diz que sexo antes do casamento é pecado e não sexo sem filhos) há muitos tabus que surgem por causa da Bíblia.
Eu sei que nossas discussões sobre religião não levarão à algo construtivo, mas é legal colocar o ponto de vista de cada um. Abração Dan!!!

 
Comment by Marcelo on 5:45 PM

Legal o questionamento, legal as conclusões também. Mas pra mim a religião está presente pra completar nossa existência. Sou católico mas não sou alienado. Concordo com certas coisas, com outras não e assim sou feliz, pelo menos tento. abraço!